top of page

Consulados portugueses atribuem atrasos em vistos à VFS Global: péssimo serviço

  • Foto do escritor: Vivo Migrações
    Vivo Migrações
  • 6 de fev.
  • 2 min de leitura

Segundo apuração, a empresa terceirizada tem falhado no atendimento, a ponto de errar documentos.



Funcionários dos consulados portugueses no Brasil apontam a empresa terceirizada VFS Global, contratada pelo Governo de Portugal para auxiliar no processamento de pedidos de vistos, como a principal culpada pelos atrasos na emissão dos documentos. De acordo com a paulistana Evelyn Santos, de 27 anos, que se reuniu nesta quarta-feira (22/01) com o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, embaixador António Pedro Rodrigues da Silva, o diplomata destacou que a VFS tem cometido diversas falhas nos processos, chegando a encaminhar documentações erradas aos consulados, o que compromete a agilidade dos trâmites.


Conforme relatado por Evelyn, o cônsul também classificou o sistema eletrônico da empresa como obsoleto e mencionou que o consulado em São Paulo conta com apenas dois funcionários para lidar com uma demanda crescente desde que o governo português extinguiu, em junho do ano passado, o mecanismo da manifestação de interesse. Esse instrumento permitia que estrangeiros ingressassem em Portugal como turistas e posteriormente solicitassem a autorização de residência. Apesar da equipe reduzida, o cônsul informou que foram emitidos mais de 10 mil vistos no último ano.


Consultados pelo PÚBLICO Brasil, nem a VFS Global nem o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que supervisiona os consulados, se manifestaram. A reunião entre Evelyn e o embaixador ocorreu como resultado de uma manifestação realizada em frente ao consulado contra os atrasos na emissão de vistos de procura de trabalho para Portugal. Evelyn estava acompanhada por Rodrigo Berti, que também aguarda a concessão do visto. Ambos foram escolhidos pelos manifestantes para representar o grupo e dialogar com o cônsul. Protestos semelhantes também aconteceram no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e Salvador, embora com menor intensidade. Existem requerentes aguardando a emissão de seus vistos há mais de 200 dias.


Durante os 40 minutos de conversa com o diplomata, Evelyn e Rodrigo foram informados sobre todo o percurso que um pedido de visto percorre antes de ser aprovado ou recusado. A VFS Global é responsável pelo recebimento dos documentos e pela triagem das informações antes de encaminhá-las aos consulados. Segundo o cônsul, uma vez recebida a documentação, o consulado leva, em média, uma semana para analisá-la. Após essa etapa, os documentos são enviados para Lisboa, onde passam pela avaliação de órgãos competentes, incluindo a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Em muitos casos, autoridades portuguesas solicitam prazos adicionais antes de reenviar os documentos para o Brasil.


Em Salvador, Alexandre Alves, de 33 anos, que organizou a manifestação na cidade, relatou estar trabalhando como motoboy para se manter financeiramente, pois pediu demissão do emprego que possuía na área de logística. Sua esposa, Camila, de 27 anos, está em Portugal desde outubro do ano passado, onde trabalha como manicure. Ela recebe um salário mínimo de 870 euros e arca com um aluguel de 600 euros. “Estamos gastando nossas economias, pois o ideal era que eu já estivesse em Portugal trabalhando para contribuir com as despesas”, lamentou. Alexandre aguarda a emissão do visto desde junho de 2024.


Fonte: Jornal Público Portugal

 
 
 

Comments


LOGO LivrodeReclamacoes
LOGO VIVO MIGRAÇÕES 2
bottom of page